Criar uma Loja Virtual Grátis
tecnico em edficaçoes|tornece um tambem
tecnico em edficaçoes|tornece um tambem

 

 

Profissão regulamentada e fiscalizada pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), o Técnico em Edificações pode realizar e assinar projetos até 80 m2.

Muitos jovens e adultos trabalham junto com Arquitetos e Engenheiros Civis como desenhistas de projetos arquitetônicos e desejam obter o registro no CREA e para isso necessitam do Diploma de Técnico em Edificações.

Promover a transmissão entre a escola e o mundo de trabalho, capacitando jovens e adultos em conhecimentos, competências gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas.
Formar cidadãos com capacidade criativa, e empreendedores, com autonomia intelectual, pensamento crítico e iniciativa própria para gerenciar o seu percurso no mercado de trabalho.
Formar cidadãos com competente desempenho profissional, com domínio de seu “ofício” associado à sensibilidade e a prontidão para mudanças.
Habilitar jovens e adultos para exercerem com competência, responsabilidade e habilidades a profissão de Técnico em Edificações com o perfil de conclusão exigida pelo mercado de trabalho.
Atender a demanda do mercado de trabalho da cidade e região na área de construção civil, com técnicos capazes de desempenhar com eficiência e eficácia as atividades requeridas pela natureza do trabalho.


3 – PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

3.1 Perfil Profissional de Conclusão do Técnico em Edificações

Perfil Profissional:

O Técnico em Edificações é o profissional que executa atividades específicas de sua área, tais como: concepção de projetos, planejamento e orçamento de obras, supervisão da execução de diferentes etapas do processo construtivo, realização do controle tecnológico de materiais e do solo e levantamentos topográficos e planialtimétricos, com senso crítico/analítico, espírito de liderança, capacidade organizacional e visão sistêmica, consciente da responsabilidade social inerente a sua profissão.

Ao concluir os módulos I, II e III, o Técnico em Edificações deverá ter construído as seguintes competências gerais da Área Profissional de Construção Civil:

aplicar normas, métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores;
analisar interfaces das plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma sistêmica, detectando inconsistências, superposições e incompatibilidades de execução;
propor alternativas de uso de materiais, de técnicas e de fluxos de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiros de obras, visando à melhoria contínua dos processos de construção;
elaborar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações hidráulicas e elétricas, com respectivos detalhamentos, cálculos e desenho para edificações, nos termos e limites regulamentares;
supervisionar a execução de projetos, coordenando equipes de trabalho;
elaborar cronogramas e orçamentos, orientando, acompanhando e controlando as etapas da construção;
controlar a qualidade dos materiais, de acordo com as normas técnicas;
coordenar o manuseio, o preparo e o armazenamento dos materiais e equipamentos;
executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos, locações e demarcações de terrenos;
acompanhar a execução de sondagens e realizar suas medições;
realizar ensaios tecnológicos de laboratório e de campo;
elaborar representação gráfica de projetos.
Atribuições:

Executar, fiscalizar, orientar, coordenar diretamente serviços de construção, instalações e manutenção.
Controlar o estoque e o armazenamento de materiais.
Executar ensaios tecnológicos.
Selecionar documentação específica para processos construtivos.
Dimensionar equipes de trabalho.
Conduzir equipes técnicas.
Elaborar relatórios técnicos e diários de obras.
Realizar medições e vistorias.
Controlar a qualidade de materiais e sistemas construtivos.
Elaborar e desenvolver projetos e respectivos detalhamentos, utilizando ferramentas diversas.
Elaborar orçamentos de materiais, equipamentos e mão-de-obra, com cotação de preços de insumos e serviços.
Elaborar e cumprir cronograma físico-financeiro.
Elaborar planilha de quantidade e de custos.
Fazer composição de custos diretos e indiretos.
Elaborar e cumprir cronograma de suprimentos e de compras.
Negociar preços, prazos de entrega e condições de pagamentos de produtos e serviços.
Selecionar fornecedores.

3.2 Perfil Profissional da Qualificação de Auxiliar Técnico em Topografia
Módulo I

O Auxiliar Técnico em Topografia é o profissional que auxilia e executa trabalhos de levantamento topográficos, acompanha serviços de sondagem assim como demonstra interesse e dinamismo na solução dos problemas encontrados.

Atribuições:

Efetuar levantamentos de campo, tais como: medições planialtimétricas e localização de instalações civis e respectivos memoriais descritivos.
Auxiliar no planejamento da circulação de materiais, pessoas e equipamentos no canteiro de obras.
Desenvolver atividades relativas a estudos do desenvolvimento de projetos, implantação de canteiro de obras e serviços de sondagem
Atuar no estudo de orçamento da obra.
Módulo II

Qualificação Profissional de Assistente Técnico em Instalações Prediais

Ao concluir os módulos I e II, será conferida a qualificação profissional de nível técnico de Assistente Técnico em Instalações Prediais. O Assistente Técnico em Instalações Prediais é o profissional que identifica e seleciona sistemas em instalações prediais, adotando como parâmetro o estudo da viabilidade técnica e econômica dos materiais, mão-de-obra e processos; atua no desenvolvimento de projetos através do desenho de projetos: arquitetônicos, instalações elétricas e hidrosanitárias e, legaliza projetos e obras.

Atribuições:

Aplicar normas, métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos, visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores.
Elaborar projetos arquitetônicos.
Elaborar representação gráfica de projetos de instalações hidrosanitárias.
Elaborar representação gráfica de projetos de instalações elétricas.
Representar graficamente os serviços a serem executados, como ambém redigir documentos comerciais técnicos .
Desenvolver atividades relativas a estudos, programação, acompanhamento e controle dos serviços de instalações civis.
Elaborar memoriais técnico-descritivos.
Supervisionar os serviços de organização, segurança e limpeza da obra.
Demonstrar capacidade de relacionamento para o trabalho em equipe e utilizar a comunicação como um instrumento de trabalho.
Aplicar procedimentos de primeiros socorros sempre que necessário nos canteiros de obra.
4 – ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
4.1 Estrutura Modular

O currículo foi organizado de modo a garantir o desenvolvimento de competências fixadas pela Resolução CNE/CEB 04/99.

A organização curricular para a Habilitação de Técnico em Edificações está estruturada em módulos articulados, com terminalidade correspondente a qualificações profissionais de nível técnico identificadas no mercado de trabalho.

As áreas modulares, assim constituídas, representam importante instrumento de flexibilização e abertura do currículo para o itinerário profissional, pois que, adaptando-se às distintas realidades regionais, permitem a inovação permanente e mantêm a unidade e a equivalência dos processos formativos.

A estrutura curricular que resulta das diferentes áreas modulares estabelece as condições básicas para a organização dos tipos de itinerários formativos que, articulados, conduzem à obtenção de certificações profissionais.

Os módulos são organizações de conhecimentos e saberes provenientes de distintos campos disciplinares e, por meio de atividades formativas, integram a formação teórica e a formação prática em função das capacidades profissionais que se propõem desenvolver.

Para cada módulo são propostos os seguintes critérios de organização curricular:

um conjunto de competências que servirão de base para seleção de conteúdos por parte da equipe docente;
um conjunto de atividades e estratégias formativas que os docentes propõem para a organização dos processos de ensino-aprendizagem;
uma estimativa de carga horária.

4.2 Itinerário Formativo


O curso de Técnico em Edificações é composto por três módulos.

O primeiro módulo, de Auxiliar Técnico em Topografia, objetiva a construção de competências e habilidades, apontadas pelo mercado de trabalho e que identificam essa qualificação profissional, embasando os módulos posteriores.

O segundo módulo responde pela formação de Assistente Técnico em Instalações Prediais, amplia e aprofunda competências, atribuições específicas e responsabilidades, correspondendo também a uma atividade de trabalho identificada no mercado.

O terceiro e último módulo completa o perfil do Técnico em Edificações, através de desenvolvimento das competências apontadas como essenciais para esse profissional.
Ao concluir os três módulos, o aluno obterá o diploma de Técnico em Edificações, desde que tenha também concluído o Ensino Médio.


ONLINE
1


tec.edificações |conheçaos requisitos
O hotel mais luxuoso do mundo Burj Al Arab
veja video aulas sobre matematica Probabilidade
 

       

 

 

 

 

 

 

Cria aqui o teu Site Grátis! Denunciar este site  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net



Total de visitas: 12447