Criar um Site Grátis Fantástico
O hotel mais luxuoso do mundo Burj Al Arab
O hotel mais luxuoso do mundo Burj Al Arab

Se você tem bastante dinheiro e quer sentir o gostinho de como é o paraíso no céu, não há lugar mais perfeito que o Burj Al Arab. Torneiras de ouro, carros Rolls Royce para os clientes e situado acima de uma ilha artificial só para abriga-lo.



O hotel Burj Al Arab localiza-se em Dubai, Emirados Árabes Unidos. É um dos dois hotéis 7 estrelas do planeta (o outro fica no Burj Khalifa, também em Dubai) representando o que há de mais luxuoso atualmente em hospedagem.




Suíte Real, Burj Al Arab, Dubai
 Existem muitos hotéis de luxo, mas o Burj Al Arab, em Dubai, vai além. Desde sua abertura em 1999, este hotel instalado no emblemático prédio em forma de vela de navio é uma referência do luxo e da extravagância que caracteriza o emirado de Dubai. A suíte real tem dois andares, salas de jantar e de estar e um serviço excelente com mordomos à disposição 24 horas por dia. As diárias custam 18.716 dólares.


A noite é um espetáculo de luzes. A fachada muda de cor a intervalos constantes e há uma fonte de água e fogo, de tal modo que se você por a mão, não queima. Com técnicas de última geração, eles conseguem alimentar a água com oxigênio e fazer incidir fogo sobre si.


 

 
  mais imagens no site  jumeirah.com


Saiba como foi construído esta relíquia do planeta, um dos principais destinos de turistas estrangeiros e que representa o cartão postal para a cidade
Construção

O arquiteto Tom Wright, da empresa de consultoria de design e engenharia "Atkins", disse que o cliente queria criar um ícone para Dubai, um edifício que se tornaria sinônimo de lugar, assim como a Torre Eiffel se tornou para Paris ou o Cristo Redentor para o Rio de Janeiro.
Assim ele fez o primeiro desenho sobre o conceito Burj Al Arab (abaixo a esquerda) e juntamente com o modelo 3D simples (a direita) convenceu o cliente de que a torre deveria ser construída.
modelo 3d do burj al arab
Imagens reais do arquiteto Tom Wright
Como podem ver, o hotel se parece muito com uma vela de barco e essa realmente é a intenção. Foi feito à semelhança de um dhow, tipo embarcação árabe.
O complexo começou a ser construído em 1994 pela construtura Murray e Roberts em parceria com a também construtora Al Habtoor e foi concluído em 1999. Está situado sobre uma ilha artificial construída a cerca de 280 metros da costa, cujo acesso se dá através de uma pista levemente encurvada ou por helicóptero.
Dos 5 anos que levaram para construir todo o complexo hoteleiro Burj Al Arab, 3 foram para fazer a ilha. Ela é triangular e protegida por um concreto armado especial, que é inclinado e perfurado para absorver os impactos das ondas e não deixar entrar água na ilha.
1 etapa de formacao da ilha (estacas para elevacoes rochosas)2 etapa de formacao da ilha (deposito de camadas de aterro hidraulico)3 etapa construcao ilha (estacas para estabilizar a estrutura)4 etapa de construcao da ilha (pisos cave)
Nas imagens acima podemos observar a seqüência de criação da ilha:
  1. Foram inseridas estacas temporárias e tirantes no leito marinho para suportar as rochas de fronteira;
  2. Camadas de aterro hidráulico foram depositadas entre os cômoros para deslocar a água do mar e formar a ilha;
  3. Estacas de 2m de diâmetro e 43m de comprimento são inseridas no fundo do mar para estabilizar a estrutura;
  4. Pavimentos subterrâneos são criados (pisos cave).
Para fazer a fundação do hotel, utilizaram-se de 250 estacas de concreto que penetram no mar com uma profundidade de 40m. A fundação é mantida no lugar devido ao atrito da areia e do lodo ao longo do comprimento das estacas.
A partir daí foi ganhando forma o grande Burj Al Arab, que consiste em um exo-esqueleto de aço, vidro altamente refletivo, um mastro e a vela de tecido que o define.
Partes que compõem o hotel e altura
Na imagem acima podemos observar:
  1. Exoesqueleto de aço arqueando-se em forma de V, formando a estrutura de contorno da vela e ajudando contra os efeitos dos ventos;
  2. Armações usadas para ajudar na sustentação;
  3. "Espinha central";
  4. "Vela".
A vela, contida na fachada do hotel, seria uma membrana formada por 2 camadas de fibras de vidro revestidas de Teflon e separadas por cerca de 50cm. O mastro, não enumerado na imagem acima, seria a vareta que começa no fim da espinha central e vai até os 321m.
A idéia da construção deste oásis partiu do príncipe herdeiro de Dubai Mohammed bin Rashid Al Maktoum, sendo o valor gasto na obra mantido em segredo. Há estimativas de que sejam cerca de $ 600 milhões de dólares (ou R$ 1 bilhão de reais).
O hotel faz parte de um pacote maior, destinado a colocar Dubai na principal rota turística do planeta. Preocupada com o fim das reservas de petróleo que sustentava a cidade até meados da década de 90, a família real local resolveu livrar sua dependência do ouro negro. Atrair turistas estrangeiros é um dos objetivos principais do plano, e de fato está tendo muito sucesso nisso.
Abaixo uma animação do grupo Jumeirah, que opera o Burj Al Arab. Uma imagem vale mais que mil palavras
Animação Burj Al Arab
Ao todo o hotel possui 321 metros de altura e 28 andares, cada um com pé direito duplo de 7m. Abrange uma área de 1,2 milhões m2. No alto de sua estrutura aos 210 metros possui um heliporto sustentado por um cantiléver (viga com único ponto de apoio).
Foram usados cerca de 9200 toneladas de aço no total, 33 mil toneladas de concreto na ilha e 36 mil toneladas de concreto na estrutura. Por dentro há um átrio (espaço aberto) de 182m de altura com volume de 285 mil m3.
Algumas Curiosidades
  • O Burj Al arab é um dos dois hotéis sete estrelas do planeta (o outro fica no Burj Khalifa);
  • A auto caracterização de detentor "sete estrelas" é considerada pelos profissionais de turismo uma tentativa de convite para que outras pessoas façam hotéis que reivindicam o status de 6 estrelas. Todos os guias de viagem e grandes sistemas de classificação de hotéis no entanto tem um máximo de 5 estrelas;
  • Um de seus restaurantes, o Muntaha Al (que significa "mais alto", ou "final"), está localizado a 200m acima do Golfo Pérsico, oferecendo uma vista de Dubai a partir de cima. Ele é acessado por um elevador panorâmico;
  • Outro restaurante, o Al Mahara (em português "A Ostra"), que é acessado através de uma viagem simulada de submarino, tem um aquário marinho de grande porte, com cerca de 35 mil m3;
  • É a segunda mais alta estrutura do mundo a ser usada somente para hotel, superada apenas pelo Rosa Tower (também em Dubai);
  • Apresenta o átrio mais alto do mundo (180m), e o volume do átrio pode acomodar o Dubai World Trade Center, que em 38 histórias era o edifício mais alto de Dubai a partir do final dos anos 1970 aos anos 1990.
        


ONLINE
1


tec.edificações |conheçaos requisitos
O hotel mais luxuoso do mundo Burj Al Arab
veja video aulas sobre matematica Probabilidade
 

       

 

 

 

 

 

 

Cria aqui o teu Site Grátis! Denunciar este site  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net



Total de visitas: 12449